terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pitacos Políticos


2010 está sendo um ano cheio de importantes acontecimentos e dos mais diversos. Entretanto, agora que as emoções futebolísticas da copa já acabaram, as eleições ocupam o espaço embaixo dos holofotes, no centro do palco. Certamente um momento crítico de transição já que estamos acostumados com o jeito Lula de governar.


Não faço questão de esconder o meu favoritismo pelo Luís Inácio, pois, apesar de sermos um país latino ainda não desenvolvido, ao longo desses últimos anos firmamos nossa força, relevância e importância no cenário político internacional. Não apenas por isso, internamente o Brasil já está com a casa um pouco mais arrumada (um exemplo disso é que a maioria da riqueza do país se concentra na classe C) se compararmos com outras épocas. Obviamente ainda não é o suficiente. Mas que nós andamos, andamos!!!


Infelizmente minha animação para por aí! Os presidenciáveis, desta vez, parecem oriundos de um espetáculo cuja principal característica é não ser carismático. Claro que estou falando dos digníssimos: Dilma (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), candidatos que configuram o cenário das principais possibilidades de Governo. Você já escolheu o seu?? Eu nem de longe!!!



O PSDB antes de formalizar a candidatura do Serra enfrentou um racha interno, os tucanos mais moderninhos apontavam na direção do “mineirinho gente boa” Aécio Neves, formando a contra partida da empreitada do Serra. Os conservadores saíram na frente e Serra começou a corrida rumo ao poder executivo Tupiniquim. Serra, concordo, é um bom administrador. Fez grandes obras, em especial na saúde e educação Paulista. Mesmo assim, a filosofia do PSDB me assusta um pouco, talvez um trauma retardatário do FHC way of life. Nesse contexto, talvez o Aécio fizesse a diferença principalmente no desempenho das pesquisas eleitorais, já que o Serra está em constante derrocada nas intenções de votos. Entre dois bons administradores, o mais carismático, obviamente, seria a escolha mais indicada.


Dilma do PT, que não é boba e nem nada, fixou sua campanha no figuraça do Lula. Está certo que se trata da candidata do governo, mas ela não é nenhuma operária que surgiu no coração sindical do ABC Paulista, então não deveria agir como tal. Identidade própria é crucial! Além disso, são gritantes os esforços dela com a aparência e vocabulário no sentido de imprimir uma imagem mais popular, totalmente diferente da Dilma que sempre deu as caras na chefia da casa civil. O fato é que está funcionando, ela já lidera as pesquisas. Devo reconhecer que sua propaganda eleitoral está muito bem produzida, um primor! Talvez esteja aí um fator que contribua com a, cada vez mais, notória vitória.



Marina Silva segue pela tangente, mostra fôlego na disputa com uma pequena, porém relevante, parcela das intenções de votos. Talvez fosse a melhor escolha se ainda gozasse do respaldo petista que outrora tinha. É uma figura coerente e bastante respeitada no cenário internacional devido ao seu comprometimento com o planeta e desenvolvimento sustentável. É uma incógnita, pelo menos para mim, os detalhes de suas promessas de campanha que não dizem respeito ao desenvolvimento verde. Está certo que se trata de um pilar importante, mas governar a república federativa do Brasil é tarefa complexa, existem outras grandes prioridades também. Talvez o seu pouco tempo na televisão não propicie muitos desdobramentos e discussões, afinal temos que ponderar que o processo democrático não é assim tão... democrático! rs..


Com todos esses pontos contra os nossos candidatos, realmente fica difícil decidir em quem votar. Talvez eu esteja sendo um pouco duro com as circunstâncias, mas ‘caramba’, é do nosso Brasil que estou falando. E deixá-lo nas melhores mãos possíveis é nossa responsabilidade. Vou seguir ponderando e tentar encontrar entre esses “simpáticos” presidenciáveis a melhor opção para a minha nação!! Pensa nisso Galera!!



Grande Abraço

5 comentários:

Pobre esponja disse...

Sempre anulo meus votos, mas reconheço que o Lula fez um bom governo para as classes mais baixas, o que me fez ter uma simpatia maior por ele.
Parabéns pelo texto, até mais.

abç
Pobre Esponja

neetho b. disse...

super torço pra Dilma -q
adorei o conteúdo do post e o blog!

espero você na retro (:
http://retrojovem.blogspot.com

Pedro disse...

Se eu fosse votar nesse ano, coisa que não quero, eu votaria na Marina.
Ela tem projetos muito interessantes.

=)

· Dany Souza disse...

Está mesmo muito difícil escolher um bom candidato pra presidência. Eu particularmente não escolheria nenhum, mas acho que anular voto é bem pior. A solução é pesquisar bastante e ver aquele que tem mais capacidade de melhorar o país.
Obrigada pelo comentário em meu blog. A opinião dos leitores é muito importante pra mim!
Abraços!

Neuro-Musical disse...

Infelizmente nesta eleição, estamos fracos de candidatos. Mas eu votaria na Dilma se tivesse tirado meu titulo de eleitor a tempo hehe. Tenho apenas dezesseis anos, mas acho que Dilma continuará o excelente trabalho que Lula desenvolveu.
_____________________________

Eu também tive a oportunidade de ver o show da Beyoncé, mas só que foi em SP. Ela é incrivel. Muito boa mesmo! Em vários sentidos... hehe

http://cerebro-musical.blogspot.com