sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Algumas faces do carnaval!


O carnaval acabou!!! Quem estava viajando volta para casa, que não estava estudando volta a estudar e quem não estava trabalhando volta a trabalhar, enfim, tudo volta ao normal. Mas uma coisa chama muito minha atenção : Hoje o que é, e o que representa o carnaval!?! Não estou querendo falar sobre bases antropológicas da população que pratica, origens etimológicas da palavra, mas do que é o carnaval em si, sob suas diferentes faces aqui no Brasil e até mesmo fora dele!!


Comecemos pelo grande altar carnavalesco, mundialmente conhecido, o Rio de janeiro! Uma grande animação toma conta dessa cidade que já possui uma vasta fama de festeira, o clima praiano, os vários pontos turísticos e as incríveis belezas naturais, reafirma essa irresistível característica. Aqui, nessa época, aparece gente do mundo todo! Ai já viu né: praia, sol, samba e uma animação peculiar à época transforma tudo, legitima essa festividade como única.

Blocos muito bem-humorados, escolas de samba desfilando pelo sambódromo e muitas festas de rua são alguns dos ingredientes que compõe o carnaval do Rio. Obviamente, nem tudo são flores!! Como folião aqui da cidade, pude constatar que está melhorando, mas o transporte é caótico, a limpeza ainda é muito ineficaz (culpa também de parte da população, com a sua vergonhosa falta de cidadania, espalhando o lixo por todos os lados, menos na lixeira)!!!! Mas definitivamente num plano geral, o carnaval do Rio funciona!!!


Outro carnaval muito conhecido é o da Bahia!!! Esse é o mais popular entre os micareteiros de plantão!!! Os grandes nomes do axé cantam em cima de trios elétricos, arrastando verdadeiras multidões atrás. Com exorbitantes preços, os abadás constituem, mesmo que sutilmente, uma forma de segregação social. Mas faz parte, se você tem o abada ou simplesmente está na “pipoca” (galera sem abada que fica fora da linha do bloco), o que importa mesmo é segurar na corda do caranguejo e ser feliz!!!



Mas uma coisa que chama muito a atenção é que o carnaval não está simplesmente restrito ao nosso amado Brazilzão. Existem carnavais diferentes! Tomemos como exemplo os carnavais de Nice (França) e o de Veneza (Itália). As pessoas se fantasiam de nobres do século XVIII e desfilam pelas ruas, com máscaras absurdamente deslumbrantes. Não existe o culto a música no evento, nem mesmo um ritmo característico, como o samba ou o axé aqui no Brasil. Simplesmente o prazer pelo mistério, vestimentas que nos remete aos grandes bailes da exorbitante nobreza. Para se ter uma idéia algumas das fantasias com as máscaras, podem chegar a ‘bagatela’ de 12 mil reais. Nada muito assustador, pois se colocarmos numa balança, os destaques das escolas de samba aqui do Rio pagam até mais!!!



Não importa qual é o seu estilo ou qual tipo de carnaval melhor se encaixa no seu modo de ver as cosias. Relativizando as variedades, vemos que todas são belas formas de festejar e celebrar a alegria. Não importa que para isso você sambe ao som de uma bateria, corra atrás de um trio elétrico ou simplesmente desfile com belas fantasias em algum lugar na Europa. Viva, e se divirta isso é o mais importante!!!

GRANDE ABRAÇO!!!

Nenhum comentário: