domingo, 7 de dezembro de 2008

ESTEREÓTIPOS....

Essa é uma palavra muito usada e discutida nos últimos tempos. Pois apesar de formarmos uma sociedade cada vez mais livre e “moderna”, estereótipos perseveram e continuam tornando as ‘mentes’ menos evoluídas e atrasadas! Mas igual a todo mundo, até mesmo eu de vez em quando vejo-me encarando certas situações com visões estereotipadas (afinal sou igual a todos, e definitivamente estou longe de estar “acima do bem e do mal”, mas enfim!!), apesar disso tento ao máximo encarar tudo e todos respeitando cada peculiaridade e não generalizar de uma forma pejorativa!

Nesse contexto vale uma reflexão; segundo o dicionário estereótipo “é aquilo que é fixo e/ou algo não variável”, e agora o questionamento: qual ser dotado com um mínimo de inteligência é totalmente padronizado, extremamente calculado para que se encaixe perfeitamente nesses variados perfis já pré-determinados pela sociedade (você também já pensou nisso né! hehe)!??!!

Uma coisa engraçada é que o estereótipo é bastante difundido no lado oeste do planeta (ou ocidente, comentário meio desnecessário, mas enfim!!) e geralmente é acompanhado da descriminação e/ou preconceito. O que já está melhorando, pois o preconceito é combatido com a informação (e cada vez mais se instrui, aprende e discute!) e a descriminação é resolvida por leis, e em muitos sub casos já criminaliza-se tais atos.

O importante é ser o que é: brancos (as), negros (as), amarelos (as), vermelhos (as); loiros (as), morenos (as); altos (as) ou baixos (as); gordos (as) ou magros (as); pobres ou ricos; homo ou héteros; qualquer religião. Eu sei que isso é um clichê, mas “O LEGAL É SER DIFERENTE’ e viva as diferenças!!!!


ABRAÇOS !!!








Nenhum comentário: