Essa semana vai ser especial!! Especial porque haverá uma grande aniversariante... Bem antes de qualquer coisa, acho que nunca disse isso aqui, mas sou estudante de comunicação social (jornalismo) da Uerj (universidade do estado do rio de janeiro). E é essa grande instituição que completará 58 anos de história!
A UERJ inicialmente foi formada pela concatenação de algumas universidades como : Faculdade de Ciências Econômicas , a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, a Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e a Faculdade de Ciências Médicas foram reunidas para formarem a Universidade do Distrito Federal (UDF). Hoje ela é reconhecida pelo seu ensino de qualidade, excelência em pesquisa, pelos inúmeros serviços prestados à comunidade além de outros grandes feitos.
Mas nem tudo são flores!!!! Essa segunda feira (dia 1º de dezembro), é o primeiro dia de aula após dois meses de greve. Obviamente o ano letivo foi prejudicado e as aulas vão continuar em dezembro, janeiro e talvez até fevereiro (por um lado é bom né! Pelo menos as aulas serão “repostas”). E nós que acompanhamos essa greve (quando digo “nós”, refiro-me aos alunos da universidade) dia após dia, comemoraremos não só o aniversário dessa universidade mas também o alívio de não ter perdido o período (apesar de saber que isso não aconteceria de forma alguma, porque o vestibular dos novos alunos ocorreu normalmente, como se não houvesse nenhuma greve em curso, mas enfim!!!) .
Eu sei que algumas pessoas ficaram descontentes (inclusive eu) em algumas ocasiões com a paralisação dos funcionários e professores, e definitivamente essa foi uma medida radical, mas talvez tenha sido necessária! Pois os professores e funcionários reclamavam por meio dessa greve seus direitos como trabalhadores e/ou servidores públicos. O que de fato me deixou extremamente irado, é como o governo trata a instituição. Está certo que é uma universidade pública, mas ‘CARAMBA!’, ela merece ser tratada com mais seriedade, estamos falando de uma das melhores universidades do Rio de Janeiro!!!!! Não me conformo com o bordão “- É publico, entra em greve mesmo, isso é normal!” – “NORMAL É O ESCAMBAL!!!” A instituição precisa melhores cuidados, mais investimentos, incentivos e com absoluta certeza de uma eficaz máquina pública, pois ela tem potencial para ser muito melhor do que já é (e é mesmo!!!).
E é isso, parabéns Uerj, parabéns a todos nós alunos que voltaram de cabeça erguida às aulas nessa segunda-feira. Boa sorte funcionários e professores nessa empreitada a favor de seus respectivos salários e demais direitos. E mais um lado positivo em tudo isso, rever aqueles que há tempos não vejo... !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário