Essa ultima versão da lenda, vocês podem encontrar na saga de quatro livros “Brumas de Avalon” da autora Marion Eleanor Zimmer Bradley, o interessante dessa versão é que toda a lenda é contada por Morgana (irmã de Arthur), que se torna uma sacerdotisa de Avalon (uma terra mágica escondida por trás de uma Bruma).Personagens como Viviane (Grande sacerdotisa), Lancelot (companheiro e parente de Arthur), Guinevere (que em algumas lendas é uma guerreira e uma mulher forte, mas nesta especificamente é frágil e extremamente feminina), e por fim merlim que é um cargo e não uma pessoa específica entre outros! Apesar de existir essa terra fantasiosa, Avalon, nessa lenda os personagens são muito humanos, sentimentos como ciúme, inveja, vingança, amor e ódio permeiam todo esse maravilhoso drama! Além de fortes referencias da cultura celta, o que é bem interessante.
Bom hoje resolvi falar desse “Arthur”, pois esse guerreiro, rei, companheiro e honrado personagem é o meu preferido de todos os outros entre todas as outras histórias e lendas (e olha que são muitas hein!!). Só citei alguns detalhes e não contei a história porque precisaríamos de mais uns vinte bloggers para isso, mas se eu consegui pelo menos plantar a semente da curiosidade já é ponto ganho!!!
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Histórias, lendas, Rei Arthur...
Bem, primeira pergunta: quem aqui não gostava de histórias fantásticas, ou ficava maravilhado com algumas lendas contadas pelo povo quando era criança? Não sei bem o que deu em mim para escrever sobre isso, talvez um momentâneo lapso nostálgico, mas enfim...
Sempre fui amante de tudo que era “extra humano”, grandes capacidades, contos mirabolantes, tudo que de fato não existe! Confesso que assistia a muitos filmes Walt Disney (pronto falei!!! hehehe). Talvez daí tenha surgido esse gosto, mas também, pouco importa. Muitas dessas histórias podem parecer idiotas, porém tenha a certeza, não são! Tenho percebido que atualmente as crianças estão menos inocentes (quando digo inocente me refiro àquela crença no super, no mágico, nada pejorativo!), está certo que a gente tem que ressaltar que elas têm acesso a mais informações, mas até que ponto isso é válido quando temos apenas quatro, cinco ou seis anos!
Mas isso é “evolução” neh (pelo menos é o que dizem, whatever!!! hehe) Voltando às histórias, uma em especial sempre me chamou muito a atenção: o Rei Arthur. Para muitos é um clichê de um paladino cheio de virtudes, rico, audaz e magicamente abençoado pelos Deuses (é eu também acho que ele é o cara!).
É uma lenda que pertence à cultura européia, especificamente inglesa! Existem registros de um grande Rei que governou como nenhum outro a Bretanha, e talvez a partir dele tenha se desenrolado tudo sobre Arthur (existe a esperança de não ser um mito, mas um personagem histórico, não é fantástico!!!!).
Existem várias vertentes e variações dessa mesma lenda. Uma (a mais tradicional) Arthur tira a Excalibur de uma pedra e vira o Rei, guiado por Merlim (o grande mago), a Távola redonda com seus leais cavaleiros; Outra que ele é um grande guerreiro a serviço de Roma junto com seus cavaleiros e Merlim é um personagem sem muita importância, e a terceira que é a lenda dele contada pelo ponto de vista feminino.
Grande abraço!!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário